No dia 23 de dezembro de 2013, o prefeito Alvimar Lisot e o presidente do legislativo ricardense Eduardo Dagostini, receberam um documento de cunho histórico, o qual retrata a história do município.

No dia 23 de dezembro de 2013, o prefeito Alvimar Lisot e o presidente do legislativo ricardense Eduardo Dagostini, receberam um documento de cunho histórico, o qual retrata a história do município. O documento foi entregue em forma de um quadro com cópias dos originais do Projeto de Lei e respsctivo parecerda comissão, a Lei que criou e denominou Doutor Ricardo. A entrega foi feita pelo presidente do legislativo de Encantado, Jonas Calvi.

Segue o texto do escritor encantadense Gino Ferri sobre o município de Doutor Ricardo:

“Vamos falar sobre um elemento de etnia alem ã, que mesmo sem ter residido em Encantado, lá deixou seu nome para um Distrito de Encantado, e hoje transfomiado em Município de Doutor Ricardo.

Trata-se do Dr. Ernesto Ricardo Heinzelmann, nascido na Alemanha, aos 04 de janeiro de 1820, filho de Glottieb e de Carolina Thumel. Estudou medicina em seu pa ís e logo após imigrou para o Brasil, radicando-se no Rio de Janeiro, onde defendeu atese doutoral.

Casou com Francisca Cust ódia Bezerra, filha do General Bezerra, de cujo consórcio lhes sobrevieram quatro filhos, dois dos quais faleceram ainda pequenos.

Quando em 1855-1856, grassou, no Rio de Janeiro a “C ólera Morbus”, o Doutor Ricardo, como era conhecido popularmente, era chefe do corpo médico, que combatia o mal. E, como obtivesse grande êxito em seu trabalho, o Governo Imperial, em reconhecimento lhe conferiu a Medalha de Honra ao Mérito de “Cavaleiro Imperial da Ordem de Santa Rosa”, no ano de 1857, doando-lhe ainda uma porção de terras no Rio Grande do Sul, entre os rios Forqucta c Guaporc. Não se sabe exatamente o tamanho da área doada, uma vez que as divisões não foram descritas, porém, o local foi no distrito do futuro Município de Doutor Ricardo, hoje Município.

Ocorre que nem Ele e nem seus filhos tomaram conhecimento e posse da área. Em 1882, o Dr. Ricardo estabeleceu-se em Porto Alegre, enquanto que os filhos preferiram residir na Alemanha, onde se fixaram.

Dr. Ricardo faleceu em Porto Alegre aos 02 de julho de 1890 sendo* sepultado no Cemit ério São José. Dada a sua competência, ainda hoje existem remédios com o nome de Dr. Heiselmann (morreu pobre).

Aos 25 de julho de 1988, o Governo Municipal de Encantado, e a Comunidade Ricardense prestaram-lhe uma homenagem ao personagem que deu o nome ao lugar, afixando seu nome em placa de bronze, colocada no muro de arrimo, na rua principal, junto a escadaria que d á acesso à Igreja Matriz. Esteve presente à cerimonia o bisneto do Dr. Ricardo, Dr. Otávio Heiselmann.

Doutor Ricardo, desmembrou-se de Encantado e Anta Gorda por meio da Lei Estadual n ° 10.639 de 28/12/1995, tendo sido instalado oficialmente no dia 1° de janeiro de 1997.”

Data de publicação: 23/12/2013