PALESTRA SOBRE PANCS É DESTAQUE DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, TEATRO, ENCONTROS E OFICINAS DE CONSCIENTIZAÇÃO

PALESTRA SOBRE PANCS É DESTAQUE DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, TEATRO, ENCONTROS E OFICINAS DE CONSCIENTIZAÇÃO

A programação do mês do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal de Doutor Ricardo, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e apoio da Emater-RS ASCAR, realizou no dia 11 de junho o evento sobre Plantas Alimentares não Convencionais, no auditório do CRAS para os integrantes do grupo de atividades físicas do Praticando Saúde. A palestrante convidada, Elaine Biondo, bióloga e professora da UERGS, que apresentou ao público presente formas de ter uma alimentação mais saudável, incluindo as Pancs nas refeições diárias, plantas com um alto valor nutricional que acaba não se consumindo como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento.

A palestra despertou a curiosidade, pois muitos conheciam as plantas citadas como “inço” e não tinham ideia que era possível o seu consumo. Esse interesse gerou uma demanda sobra a forma de preparo das Pancs. Para atender as solicitações, serão promovidas na sede e nas comunidades, oficinas de preparo de pratos com utilização de Plantas Alimentícias não Convencionais, ministradas pela EMATER-RS ASCAR.

Na tarde de 19 de junho, os estudantes das escolas do município assistiram ao espetáculo teatral “Em Busca do Tesouro Lá na Casa da Vizinha”, com o grupo Luz e Cena, no auditório do CRAS.

As escolas, também, já realizaram encontros sobre o manejo e utilização do açúcar natural (stévia).
No dia 28 de junho, 8h30min, no Ginásio Municipal de Esportes, a EMATER vai coordenar a oficina sobre Plantas Alimentícias não Convencionais com grupos de saúde Caminhando Com Saúde e Alegria e Educação em Saúde.

Até o final do mês de junho, acontece o recolhimento de lixo eletrônico nos pontos de coleta: Prefeitura Municipal de Doutor Ricardo (Guarita); Escola Municipal Olavo Bilac; Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo.

O vice-prefeito e secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Alvaro Giacobbo, acredita que“a programação auxilia na conscientização em relação ao meio ambiente e a novidade deste ano é a utilização de plantas alimentícias não convencionais na alimentação. Já estamos organizando com a equipe da EMATER novos encontros para dar continuidade a essas oficinas. É, também, uma mudança para novos hábitos saudáveis.”

Data de publicação: 20/06/2018